A advocacia sempre esteve presente na vida de Carlos Augusto Valladão Ferreira. Desde pequeno teve contato com advogados atuantes em sua família, em especial seu pai, Carlos Donizetti Ferreira da Silva. Contudo, assim como todo menino, inicialmente Carlos sonhava em se tornar jogador de futebol, mas com o passar do tempo viu o direito como uma opção.
A decisão de se graduar em direito veio crescendo aos poucos na vida de Carlos, ainda adolecente trabalhou como “office-boy”, junto ao Escritório de seu pai, em Formiga/MG, essa foi sua primeira “imersão” no campo do direito: “ […] Confesso que também me fez repensar se era aquela a carreira que eu queria seguir, até mesmo em virtude da pressão que eu via naqueles que trabalhavam ali, além da quantidade de serviço, muitas vezes um pouco assustador”
Durante seu último ano do ensino médio, em Pará de Minas, graças às visitas à amostras de profissão das universidades que sua escola proporcionava, Carlos se sentiu mais confortável em seguir para o ensino superior, graduando o Direito. Inicialmente na Universidade de Itaúna, onde chegou a fazer um estágio na 2ª Vara Cível da Comarca de Pará de Minas, e foi graças a essa oportunidade que Carlos viu ter se direcionado a graduação certa: “Conclui que, de fato, apesar do pouco tempo estudado, o Direito havia me escolhido e não eu escolhido Direito”.
Após um ano estudando na Universidade de Itaúna, Carlos veio a se mudar para Belo Horizonte e por isso transferiu seus estudos para a Escola Superior Dom Helder Câmara, onde finalizou sua graduação, e em 2010 se tornou bacharel em Direito.
“Hoje, 18 anos depois, tenho certeza de que acertei na escolha do meu curso, desde o meu primeiro estágio na área, ainda na Comarca de Pará de Minas”.
Após ter largado seu estágio no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde teve contato com as primeiras peças processuais, ainda cursando o sexto período de sua graduação, Carlos teve acesso à sua carteira de estagiário na OAB/MG, em 2009, e começou a buscar estágios em escritórios de advocacia, e foi então que teve o primeiro contato com o Grupo JMPM, quando foi contratado para um estágio: “Inicialmente fui fazer meu estágio no escritório Xavier Barcelos Advogados Associados, em razão de existir uma parceria entre os escritórios em algumas demandas específicas”
Finalizada a graduação, e já possuindo o registro na OAB, Carlos voltou a trabalhar na Xavier Barcelos Advogados Associados – que já não possuía mais a parceria com a JMPM – agora sobre o cargo de advogado.
Mais tarde, em conversa informal com o Dr. Alexandre Alfredo Soares Maciel Peixoto de Miranda, Carlos foi chamado para participar de uma prova prática para verificação de conhecimento acerca do Direito Público, na JMPM. Apesar de gostar da área da advocacia, inclusive ter prestado a prova da 2ª etapa da OAB em Direito Administrativo, Carlos não tinha experiência de trabalho na área. Após realizado o exame, foi chamado para integrar o grupo da JMPM Advogados Associados. Atualmente Carlos faz parte do Grupo a mais de 12 anos, e hoje ocupa o cargo de Coordenador Jurídico.
Além da graduação em Direito, Carlos continuou estudando e buscando, cada vez mais, ampliar seus horizontes de conhecimento e atuação, através de cursos e pós-graduações ele se especializou em Direito Público lato sensu, Direito Eleitoral, Direito Processual Civil.
Com 18 anos na área do direito e 14 na advocacia, Carlos traduz sua caminhada como árdua, mas também de muitos ensinamentos e aprendizados: “Acredito que deva ter mais errado do que acertado, mas tenho a certeza de que, quando errei, busquei entender e aprender com o erro, para nunca mais acontecer. Posso dizer que consigo, dentro e fora do escritório, ajudar, ainda que seja um pouco, aqueles que estão iniciando no Direito, com o que já vi e vivi durante meus anos de atuação”
Ao falar sobre seus anos de atuação e sua relação com o direito, Carlos cita “Interestelar” – dirigido por Christopher Nolan: “Não se pode fazer a coisa certa pelo motivo errado. O motivo é a base de tudo”.
Bacharel em Direito, Escola Superior Dom Helder Câmara; 2010
Pós-graduação em Direito Público, PUC
Pós-graduando em Direito Municipal
JMPM Consultores Associados (2011 – )