JMPM

Luiza Souza

Especialista em Direito Público

Biografia

“O conhecimento é libertador. E o direito é uma fonte infinita de conhecimento”. É dessa forma que Luiza Edina Alves Miranda de Souza se expressa ao falar sobre o porquê da escolha em relação ao Direito. 

Sempre ávida pelo conhecimento, Luiza seguiu sua caminhada pelo ensino superior trilhando os caminhos da advocacia. Em 2016 completou sua graduação em Direito pela Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD), que atualmente atende pelo nome de Faculdade Arnaldo.

Sua experiência na área teve início ainda durante a graduação, enquanto estagiária na Justiça Federal em Contagem, no TJMG, na 13ª Vara Criminal, que posteriormente se tornou o 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Belo Horizonte (JUVID), e no Tribunal Regional do Trabalho de Minas – TRT-MG.

Finalizado o ensino superior, Luiza, juntamente com seus colegas de turma, resolveu atuar de forma autônoma, fundando com eles, um escritório de advocacia no Barro Preto, em Belo Horizonte. Neste escritório, atuou por dois anos, como dativa, nas Varas de Violência Doméstica e Familiar de Belo Horizonte, e, como autônoma, em casos criminais, execução penal e direito civil e de família.

Devido a algumas adversidades, decidiram encerrar as atividades do escritório, contudo, Luiza continuou atuando na área do direito criminal e cível, onde ela e uma colega se tornaram sócias: “Iniciei a atuação como dativa também na 2ª Vara Criminal e de Violência Doméstica de Ibirité, na qual atuo até hoje, na assistência jurídica às vítimas de violência doméstica.” 

Como é de conhecimento geral, no ano de 2020 o mundo se viu obrigado a reorganizar o seu funcionamento, uma vez que viemos a enfrentar uma pandemia contra o vírus da COVID-19, o que afetou diretamente o campo de atuação de Luiza, já que ela se viu obrigada a dar uma pausa na atuação na área criminal. Em virtude do isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os presídios e penitenciárias passaram a limitar consideravelmente o acesso dos advogados e do público em geral a seus reclusos, visando sua saúde, fazendo com que houvesse uma estagnação na área jurídica criminal. 

Após o afastamento deste campo de atuação, com o passar do tempo Luiza começou a se ver interessada pelo Direito Público e Previdenciário, especializando-se nessas áreas através da pós-graduação. Daí em diante, ela passou a atuar no Direito Civil, até que conheceu o Grupo JMPM por intermédio de uma amiga pessoal: “Recebi uma mensagem dela, informando sobre a vaga na JMPM. Passei por uma entrevista com o Dr. José Maria e pouco tempo depois fui chamada para integrar o grupo.”

Luiza atua no escritório como advogada e consultora jurídica, há dois anos, e segue uma rotina de trabalho integral, trabalhando no escritório da JMPM durante a semana em horário comercial, e em suas noites e finais de semana, usa seu tempo para colocar em dia os processos da 2ª Vara Criminal e de Violência Doméstica de Ibirité, em que ela atua como advogada dativa há cerca de quatro anos.

Falando um pouco mais sobre seu trabalho, Luiza conta que se vê em um estágio de constante aprendizado e, sempre em busca de aprimorar seus conhecimentos. E o escritório dirigido pelo Dr. José Maria é palco para grande parte dessa aprendizagem: “Trabalhamos em meio a matérias complexas e desafiadoras a todo o momento. Mas acredito que o diferencial na JMPM é a cumplicidade da equipe, a ajuda mútua, a troca de experiência. O Grupo é muito capacitado e diversificado em conhecimentos e experiências profissionais. E cada um tenta agregar um pouco do conhecimento que possui ao trabalho do outro…”

Para Luiza, todo caso, toda ação, cada dúvida sanada e cada processo resolvido se tornou marcante durante sua atuação, pois é através deles que ela expressa sua satisfação enquanto advogada, que é ver a aplicação do direito em  conformidade com a previsão legal, da mesma forma que aprendeu no mundo acadêmico. Luiza ainda utiliza a citação da escritora britânica Evelyn Beatrice Hall para traduzir a advocacia: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

Áreas de atuação

Formação

Bacharel em Direito

Pós-Graduação em Direito Público

Pós-Graduação em Direito Previdenciário 

Histórico Profissional

JMPM Consultores Associados

Advogada e Consultora (2024 – 

TJMG

Estagiário (2014 – 2016)